© Ambiências

A busca pelo imóvel ideal

Seguidamente, nós da Ambiências Arquitetura, somos requisitadas para avaliar opções de imóveis a serem adquiridos por clientes, amigos e familiares. Trabalho este que nos proporciona enorme satisfação, pois temos a oportunidade de acompanhar e orientar desde o início, a escolha mais adequada para atender as necessidades e anseios de cada pessoa, família ou empreendimento.

Além das considerações sobre o estilo de vida de cada pessoa e objetivos a serem atendidos no novo imóvel, há uma série de questões técnicas a analisar, a fim de garantir um final feliz na busca pelo imóvel ideal.

Tanto na escolha de um terreno, quanto na avaliação de um imóvel existente, ou ainda na análise da disposição das plantas dos apartamentos de um edifício residencial, as variáveis a serem consideradas tem alguns aspectos em comum. No entanto, tratando-se de apartamentos adquiridos na planta, é necessária a atenção a pontos específicos, como:

>> Análise da ORIENTAÇÃO SOLAR nos períodos de manhã e tarde, assim como nas diferentes estações do ano. Muitas vezes, ao visitar o imóvel em uma determinada estação do ano, a incidência solar parece ser a ideal, porém, se faz necessária a consideração das variações da posição solar nos solstícios de inverno e verão, estações em que ocorrem as maiores diferenciações de incidência solar.

>> Atenção a especificação dos ACABAMENTOS a serem utilizados pela construtora. Muito estresse pode ser evitado na fase de finalização dos acabamentos da obra, dependendo da qualidade dos materiais utilizados. Atraso de cronograma em função de solicitação de troca de peças quebradas de revestimento cerâmico de qualidade inferior, por exemplo, é um caso recorrente que já nos deparamos com alguns clientes.

>> Atenção a especificação do tipo de ESQUADRIAS e SISTEMA DE INSTALAÇÃO das mesmas. Mais recorrente do que problemas com a má qualidade dos revestimentos cerâmicos, só mesmo os problemas de vedação e péssima qualidade de esquadrias utilizadas por algumas construtoras. Problemas que só aparecerão depois que o imóvel estiver ocupado, trazendo uma tremenda dor de cabeça, tendo em vista que há casos em que se faz necessária a retirada da esquadria inteira para que assim seja refeita de forma adequada a instalação e correta vedação, evitando a entrada de água da chuva, que jamais deveria acontecer. Dependendo da localização do imóvel, ainda há a preocupação com o isolamento acústico das janelas, de modo a evitar perturbações com ruídos externos.

>> O DIMENSIONAMENTO DAS VAGAS para veículos nas garagens dos edifícios residenciais, também tem sido alvo de muitas críticas por parte de moradores, uma vez que a maioria delas não comporta de forma adequada os novos padrões de veículos de dimensões maiores, principalmente de caminhonetes, provocando situações desconfortáveis entre vizinhos de vagas.

>> ENTORNO E TERRENOS VIZINHOS são fatores fundamentais a serem analisados, principalmente quando se trata de apartamentos em andares baixos. A interferência de possíveis futuras construções vizinhas não compromete apenas a visão do horizonte a partir do interior do imóvel, mas principalmente a incidência solar, comprometendo bastante o conforto no interior dos ambientes afetados.

>> A ESTRUTURA CONDOMINIAL x CUSTOS DE MANUTENÇÃO consiste em uma das relações custo x benefício mais importantes a analisar na escolha de um condomínio, tendo em vista os altos custos de manutenção que algumas comodidades podem trazer. Nesse quesito, algumas construtoras vem se destacando pelo cuidado com instalações sustentáveis e de baixo custo nas áreas de convívio comum dos edifícios, incluindo soluções de aproveitamento de água da chuva e aquecimento solar.

>> ESTRUTURA CONDOMINIAL x Nº DE MORADORES corresponde ao aproveitamento real e possível das áreas condominiais pelo número total de moradores. As áreas de convívio comum que encantam a todos, como espaço gourmet, piscina, espaço Kids, playgrounds, nem sempre são dimensionadas adequadamente com a quantidade de moradores do edifício, impossibilitando, muitas vezes, que todos os moradores tenham sua chance de usufruir das áreas comuns.

>> DISTRIBUIÇÃO E APROVEITAMENTO DA ÁREA ÚTIL DOS AMBIENTES e cuidado com o pré-dimensionamento sugerido nos materiais de divulgação das construtoras. As plantas humanizadas com sugestões de layout e disposição de móveis nos apartamentos, muitas vezes, sugerem organizações que desconsideram o posicionamento de shafts, avanços de pilares e colunas de tubulações que só surgem depois de a obra pronta, impossibilitando o aproveitamento ideal de cada ambiente. As posições de portas e áreas de circulação também conferem outro fator fundamental nessa análise, uma vez que circulações mal planejadas comprometem totalmente a disposição dos móveis de uma sala de estar, por exemplo, interferindo no potencial de utilização e conforto almejado para o imóvel.

Entretanto, nem sempre o imóvel adquirido na planta será a melhor opção, dependendo da estrutura familiar e estilo de vida de cada pessoa. Comprar um imóvel existente e considerar a opção de reformá-lo poderá ser o caminho mais indicado para atender todas as necessidades de forma ideal.

Com objetivos traçados, planejamento financeiro e profissionais qualificados, o imóvel dos sonhos é totalmente possível sim, seja com apartamento adquirido em planta, com reforma, ou com construção do zero!

Paula Kist é arquiteta e urbanista, e sócia fundadora do escritório Ambiências Arquitetura. Atua na área de hotelaria desde seu primeiro ano de exercício profissional, transitando também pela área comercial e residencial de arquitetura de interiores, intervenções prediais externas e internas. Tem como visão de trabalho a valorização do lugar, das pessoas, assim como todo o conjunto de elementos que conferem identidade aos espaços transformados pelos projetos desenvolvidos pelo seu escritório. Observadora da cidade, dos hábitos, costumes e necessidades das pessoas em relação ao seu meio, em uma tentativa de entregar mais do que projetos visualmente interessantes, e sim coerentes com a realidade e possibilidades de cada lugar.
Sem comentários

Deixe um comentário