© Ambiências

Um lugar ao sol é a pedida da vez!

Espaços ao ar livre tem sido a solução encontrada por estabelecimentos ligados a área de alimentação e turismo, ao redor do mundo, para se adequar ao novo normal durante e pós COVID-19.

As restrições ao funcionamento de locais com grande acúmulo de pessoas, como era o normal desses empreendimentos – como cafés, restaurantes, pizzarias, bistrôs, cafés coloniais – tem levado as pessoas a procurarem opções de lazer e alimentação em espaços abertos, onde é possível manter o distanciamento de forma segura e com livre circulação de ar.

Na Serra Gaúcha e região do Vale Central Gaúcho, alguns locais vem sendo especialmente visados, justamente pela localização privilegiada em meio a natureza e paisagens convidativas. Como a 4ª Colônia de Imigração Italiana e o município de Itaara, que têm recebido um grande número de visitantes em busca dessas opções, também no intuito de buscar momentos de descompressão de forma segura e agradável.

Mas são poucos os estabelecimentos em funcionamento nessas regiões, que conseguiram se adequar a essa crescente demanda.

A exemplo de muitos empresários que já tomaram a frente e encararam o fato de que o antigo normal talvez não seja mais uma opção a ser considerada, é preciso avaliar as possibilidades de cada lugar e inovar!

 

“Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento.”

[Albert Einstein]

 

>> E temos exemplos ao redor do mundo, e aqui pertinho também, para buscar inspirações:

 

NOMA | Restaurante em Copenhague – Dinamarca

O premiado restaurante dinamarquês, que era conhecido por suas listas de reservas com meses de espera, conseguiu se reinventar durante a crise fazendo algumas adaptações simples, utilizando a área externa da casa onde funcionam originalmente os serviços do restaurante. Mesas e bancos foram montados no jardim, em uma área verde altamente convidativa, e o cardápio foi reduzido a oferta de hambúrgueres e bebidas, seguindo o padrão de excelência e qualidade conhecidos da casa.

Os 65 lugares disponíveis no jardim são ocupados conforme a ordem de chegada, não seguindo mais o padrão anterior de lista de espera. Esse novo formato começou a ser colocado em prática na segunda metade de Maio, quando as medidas de isolamento social começaram a ser suspensas no país.


Winegarden da Vinícola Miolo | Vale dos Vinhedos |Bento Gonçalves/RS – Brasil

O famoso Winegarden da Vinícola Miolo no Vale dos Vinhedos, na serra gaúcha, também adotou algumas medidas simples para orientar seus visitantes quanto a questões de segurança na utilização de suas instalações. 

Círculos foram demarcados pelo gramado, obedecendo as recomendações de distanciamento social, e mobiliários foram relocados com maior distância entre eles, para garantir as normas de segurança. Mas vale lembrar que, medidas como essas dependem muito da colaboração e conscientização do público. Respeito mútuo ao espaço e segurança do outro é essencial! 

 


Mediamatic | Restaurante em Amsterdan – Holanda

Com o intuito de oferecer um serviço diferenciado e responsável com a segurança de seus clientes, o restaurante Mediamatic buscou nas suas estruturas de estufas – desenvolvidas há anos atrás para um experimento de cultivo de hortaliças – uma opção de adequação para atender o público de forma segura durante a pandemia. A ideia é que as pessoas possam desfrutar suas refeições dentro dos módulos envidraçados, iluminados por velas e com uma vista fantástica à beira de um lago.

Vídeo divulgado no mês de Abril/20 demonstrando os primeiros testes realizados com amigos e familiares da equipe do restaurante.

Segundo informação do perfil oficial do restaurante holandês no Instagram, o agendamento de reservas para a nova experiência gastronômica já está disponível. E vem servindo de modelo para inspirar outros estabelecimentos a usar a criatividade a seu favor, fazendo uso das dificuldades do momento para inovar em seus negócios.


Sites conhecidos por visitantes que pesquisam por dicas de roteiros de viagem, como o TripAdvisor, tem publicado listas de estabelecimentos que oferecem espaços ao ar livre para os clientes.

Pois, mesmo com todas as restrições que temos enfrentado, e com a diminuição drástica de viagens a lazer ou negócios, é a população local que tem buscado por essas opções, numa tentativa de buscar um alívio do isolamento social.

Outra importante evidência que reafirma a valorização dos espaços ao ar livre, corresponde aos protocolos normatizados por países que já iniciaram a retomada das atividades comerciais, após a estabilização da curva de avanço do contágio pelo Coronavírus.

Em cidades como Paris, que no início de Junho/2020 entrou na fase 2 de reabertura, a prefeita Anne Hildago, permitiu aos proprietários de estabelecimentos que estendessem temporariamente suas mesas e cadeiras para a calçada, e até ocupassem vagas de estacionamento para acomodar mais clientes. E apenas os restaurantes com terraços ou espaços ao ar livre foram abertos.

Cafés, padarias e restaurantes com mesas ao ar livre em Paris, receberam autorização da Prefeitura para ocupar a via pública reservada ao estacionamento de veículos.

O que para alguns o momento pode resultar em encontrar uma oportunidade em um problema, para outros, a situação não é tão clara assim. Tendo em vista que para ter a opção de adequar espaços abertos, é preciso ter área disponível para tal finalidade.

E essa não é realidade da maioria dos estabelecimentos do setor de alimentação no meio urbano em solo brasileiro.

Mas a nossa sugestão está direcionada as empresas que podem e devem rever os usos de suas áreas externas – especialmente aquelas ligadas ao setor turístico e tão bem localizadas em meio a natureza e paisagens contemplativas – criando novas oportunidades de negócios e empregabilidade, e oferecendo ambientes seguros em momentos de tantas incertezas.

Mas não estamos aqui para ficar só nas dicas! Nosso escritório de arquitetura – Ambiências – está a disposição para ajudar as empresas na busca das melhores soluções para adaptar os ambientes de trabalho, de atendimento ao público, e de adequação de serviços em áreas internas e externas. Trabalhamos com empreendimentos de cunho turístico, temático, com foco na identidade das empresas, oportunizando experiências diferenciadas ao usuário.

Entre em contato e tire suas dúvidas! Estamos a disposição apoiadas no uso da criatividade, reaproveitando materiais e recursos sempre que possível, e com foco em cumprir os desafios e objetivos dos nossos clientes!

Fiquem todos bem!

 

Fontes: Exame | Scandinavian Way | Winegarden Miolo – Instagram | Mediamatic – Instagram | Forbes | Reuters – YouTube | Jornal da Chapada | Folha de São Paulo

 

Paula Kist é arquiteta e urbanista, e sócia fundadora do escritório Ambiências Arquitetura. Atua na área de hotelaria desde seu primeiro ano de exercício profissional, transitando também pela área comercial e residencial de arquitetura de interiores, intervenções prediais externas e internas. Tem como visão de trabalho a valorização do lugar, das pessoas, assim como todo o conjunto de elementos que conferem identidade aos espaços transformados pelos projetos desenvolvidos pelo seu escritório. Observadora da cidade, dos hábitos, costumes e necessidades das pessoas em relação ao seu meio, em uma tentativa de entregar mais do que projetos visualmente interessantes, e sim coerentes com a realidade e possibilidades de cada lugar.
Sem comentários

Deixe um comentário