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Ambientes Instagramáveis – Por que investir neles?

Um ponto específico de um lugar, escolhido para ser o registro daquela experiência vivenciada naquele momento, naquele dia, naquele final de semana, ou naquela tarde em que alguém foi surpreendido com um ambiente diferenciado, que provocou sensações merecedoras de um registro para ficar na memória, mas principalmente, para compartilhar com o mundo!

Esses são os ambientes “instagramáveis” – os ambientes escolhidos espontaneamente pelas pessoas para se tornarem os cenários, conteúdos e registros de suas experiências nas redes sociais e, especialmente, no Instagram, que é a rede conhecida pela divulgação de conteúdo através da imagem e da essência da fotografia.

Embora a escolha das pessoas aconteça de forma espontânea, esses locais vem sendo cada vez mais valorizados por estabelecimentos comerciais e, especialmente por aqueles ligados ao setor turístico, por entenderem a relevância que ambientes planejados para este fim tem para o marketing de seus negócios.

O resultado do investimento é revertido em propaganda espontânea através dos clientes que por ali passaram, e fizeram questão de registrar o momento e divulgar nas redes sociais – o  que poderíamos chamar da propaganda “boca a boca” de antigamente, agora atualizada e com alcance infinito!

 

 

Mas para cumprir o objetivo esperado, o ambiente instagramável precisa funcionar como uma síntese do conceito e proposta de trabalho da empresa. Ou seja, não basta dar uma incrementada em uma única parede ou cantinho da recepção… todo o ambiente deve ser planejado para criar uma atmosfera conectada com o propósito do lugar – o que chamamos de provocar o efeito encantamento que fideliza clientes e traz resultados contínuos. E o ponto instagramável desse ambiente deve ser a síntese de todo o conjunto.

A importância de fazer parte de um todo, que necessita estar conectado com o conceito e proposta da empresa, pode ser observada nos resultados de envolvimento e identificação do público com o lugar. Uma vez que, locais onde se observa um alto teor de identidade e história para contar, são os que mais engajam o público e tem o poder de gerar mídia espontânea – quando ocorre a identificação do público com o lugar!

Alguns exemplos de clientes nossos, onde esse efeito ocorre com frequência:

 

Toda a área de convívio comum do hotel e hall do centro de eventos, que fizeram parte do projeto de revitalização realizado pelo escritório, são bastante valorizados pelo público em diferentes momentos e situações e, consequentemente, presentes nas mídias. Mas alguns pontos se destacam, especialmente aqueles em que a história da empresa está evidenciada – como no caso dos símbolos e os ambientes criados no seu entorno, através de todos os componentes que integram um projeto de arquitetura de interiores – e da mesma forma nos locais em que houveram inserção de trabalhos de arte conectando o hotel a cidade e seus habitantes.


Wine Store Domus Mea | Recanto Maestro

Para os apreciadores do vinho e da natureza, a Vinícola Domus Mea dispõe um conjunto perfeito para todas as fases dessa experiência. Uma loja planejada para apresentar os rótulos da vinícola baseado em princípios de visual merchandising – um dos pontos favoritos para registros fotográficos é a estante de vinhos – e toda a exuberância da paisagem ao redor da loja, onde são realizados eventos ao ar livre, com muitos momentos memoráveis.


Casa Mint | Porto Alegre/RS

 

Um exemplo de um novo empreendimento projetado pela Ambiências, que foi pensando em todos os momentos, em criar esses ambientes dignos de uma foto, é a Casa Mint em Porto Alegre/RS. O empresário Gabriel Gruber Vaz, atento aos hábitos de consumo do seu público,  e contando com uma equipe super engajada em criar o clima perfeito para a atmosfera Casa Mint, trabalharam junto com a gente e o artista visual Juliano Lopes na busca das melhores soluções visuais em cada cantinho da casa.

Mas alguns pontos específicos foram pensados com o propósito de cumprir a função instagramável, como a síntese da Casa: as paredes revestidas com painéis verdes que receberam neons temáticos e também com o logotipo da Casa Mint.

Os banheiros também receberam um cuidado especial nas paredes refletidas pelos espelhos, pensando nos momentos instagramáveis de banheiro!

Além, é claro, dos pontos visuais dos ambientes que receberam a aplicação de artes ilustradas com os drinks mais icônicos elaborados pela Mint Open Bar, ao longo de nove anos de história, que agora, são oferecidos diariamente ao público apreciador da qualidade das suas receitas mais do que testadas e aprovadas!

A Casa Mint ainda não inaugurou em função da pandemia do Coronavírus, mas está prontinha aguardando o momento mais adequado para abrir as suas portas ao grande público. Em breve, a gente conta como esses ambientes serão recebidos e experienciados!


Considerando ainda que, mais do que nunca, estamos nos mantendo conectados através das redes sociais – onde o compartilhamento de informações e dicas de serviços e roteiros seguros e agradáveis, estão sendo propagados com mais intensidade e frequência – pensar em soluções conectadas com o universo digital já passou a se tornar necessidade.

E lembramos que, a Ambiências, está aqui para ajudar as empresas a se engajar com seus públicos através da qualificação dos seus ambientes. Com planejamento estratégico de ambientações alinhadas ao conceito das marcas e seus propósitos, trabalhamos com empreendimentos de cunho turístico, temático, com foco na identidade das empresas, oportunizando experiências diferenciadas ao usuário.

Entre em contato e tire suas dúvidas! Estamos sempre a espera de uma nova história a ser recriada!

 

Paula Kist é arquiteta e urbanista, e sócia fundadora do escritório Ambiências Arquitetura. Atua na área de hotelaria desde seu primeiro ano de exercício profissional, transitando também pela área comercial e residencial de arquitetura de interiores, intervenções prediais externas e internas. Tem como visão de trabalho a valorização do lugar, das pessoas, assim como todo o conjunto de elementos que conferem identidade aos espaços transformados pelos projetos desenvolvidos pelo seu escritório. Observadora da cidade, dos hábitos, costumes e necessidades das pessoas em relação ao seu meio, em uma tentativa de entregar mais do que projetos visualmente interessantes, e sim coerentes com a realidade e possibilidades de cada lugar.
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