Contando histórias através da renovação de ambientes. Confira o ANTES e DEPOIS de algumas de nossas obras.
SOLUÇÕES, RESGATE DE MEMÓRIA & NOVAS AMBIÊNCIAS...
Renovar ambientes, seja em hotelaria, empresas ou residências, para nós da Ambiências, é sempre uma oportunidade de conhecer novas histórias, pessoas, lugares, e entender qual a melhor maneira de trabalhar toda essa diversidade de referências e necessidades a serem solucionadas em um projeto.
Em determinadas situações, questões estruturais ou de falta de manutenção, passam a ser fatores determinantes durante a tomada de decisão do processo projetual. Mesmo nessas situações, sempre há possibilidades de manter referências originais, valorizando aspectos importantes que conferem significação e familiaridade as pessoas que vão usufruir desses espaços.
Abaixo destacamos algumas imagens de ANTES & DEPOIS de alguns dos projetos e obras realizadas pelo nosso escritório, demonstrando os níveis de transformações de alguns ambientes e a forma como trabalhamos a valorização da história de cada lugar.
ITAIMBÉ PALACE HOTEL_Santa Maria/RS
A marquise que demarca o acesso principal ao hotel, encontrava-se bastante desgastada e com fissuras aparentes, além de iluminação deficiente.
Para avaliar e as questões estruturais e apontar o tratamento correto, o engenheiro Paulo Sarkis, responsável pelo projeto estrutural original, foi contatado para reavaliar a estrutura.
Após as correções, a marquise recebeu a mesma pintura do prédio, de tonalidade cinza (como a primeira pintura datada da década de 1970). Além de nova iluminação embutida em um painel de madeira fixado a estrutura.
No setor administrativo, todo o cabeamento de elétrica, telefonia, internet, monitoramento e centrais de segurança foram revisados e realocados, de forma a organizar instalações que não foram previstas no projeto original.
A parede de pedras irregulares recebeu uma intervenção com um corte parcial, para instalação do painel de mármore e símbolos em cobre recuperados do balcão da recepção. Enobrecendo a área, adequando suas funções e deficiências, e valorizando sua estrutura original.
O hall dos elevadores recebeu um tratamento especial como forma de hierarquizar os acessos ao longo da ampla área de circulação do hotel. Sendo o acesso principal para a torre de apartamentos, a demarcação das molduras dos elevadores foi evidenciada pelo granito preto que sob do piso, conferindo o efeito piso-parede, marcando assim, uma área especial de acesso.
Como o piso de mármore original apresentava bastante desgaste e mesmo o polimento aplicado não tenha resolvido alguns pontos mais críticos, esses tapetes de granito preto formaram o contraponto do mármore branco, criando tapetes de demarcação de áreas, e tornando evidente os momentos da intervenção no espaço.
Assim como outas áreas especiais do corredor, o hall recebeu ainda um pórtico de gesso e madeira, e nova iluminação, como forma de facilitar a orientação dos usuários dos diferentes usos e serviços do hotel e centro de eventos.
Em função dos graves problemas de infiltração que a estrutura sofreu ao longo de anos, muitos de seus acabamentos de forro de madeira foram prejudicados e não apresentavam mais condições de reparos. Além destas questões, a necessidade de revisão de instalações elétricas e iluminação adequada foram os pontos chave para a escolha do forro de gesso que abrigasse todas essas novas tubulações e luminárias.
Os antigos expositores de produtos de parceiros do hotel, também foram repaginados, mas mantendo sua estrutura original, assim como as floreiras do centro de eventos.
O estar social, usado com frequência tanto por hóspedes quanto por público de eventos realizados no hotel, recebeu o tratamento mais nobre de todas as áreas de intervenção, dada a sua importância no que se refere a bem receber e acolher os clientes.
Ao invés de um amplo living, a solução encontrada para atender os diferentes públicos, consistiu em criar ambiências diversificadas dentro do mesmo espaço. Possibilitando que tanto grupos possam se reunir em micro ambientes maiores, como turistas e executivos possam usufruir de outros micro ambientes, sem invadir o espaço do outro.
É neste living que se encontram as principais obras de arte desenvolvidas especialmente para o projeto de intervenção, bem como o local escolhido para receber o símbolo de cobre recuperado sobre uma lareira que aquece todos esses micro ambientes que formam o living do hotel.
Assim como nas demais áreas especiais da circulação dos espaços de convívio comum do hotel, o acesso ao centro de eventos foi evidenciado com a criação de um pórtico de gesso e madeira, lustres de cristal, além da demarcação do piso com um tapete de granito preto.
As portas originais foram mantidas, sendo recuperados seus puxadores em cobre com o símbolo do Itaimbé Palace Hotel.
O novo e o antigo caminhando juntos na renovação dos espaços e conservação da história do lugar.
HOTEL OBINO_Bagé/RS
O hall dos elevadores de todos os andares do Hotel Obino foram renovados e demarcados por uma estrutura de MDF revestido com lâmina natural de madeira, que possibilitaram a adequação da iluminação nestes ambientes, além da criação de um nicho central na parede oposta aos elevadores para exposição de obras de arte de diferentes pontos turísticos da cidade.
O estar da TV, assim como todo o andar da sobreloja do hotel, foram totalmente reformulados, mas sempre mantendo traços originais. Como nesse caso, em que foram mantidos os sofás originais na mesma posição em que se encontravam antes da reforma, porém, em um ambiente enriquecido por luz natural através da retirada das divisórias de aglomerado por portas e panos de vidro, ora transparentes, ora recebendo a aplicação de painéis de arte evidenciando os hábitos e costumes da região.
No espaço que antes era subutilizado, foram criados banheiros feminino, masculino e para Portadores de Necessidades Especiais, além de uma nova divisória mais transparente como guarda-corpo da escada, e um dos painéis desenvolvidos pelo artista plástico Juliano Lopes especialmente para este projeto.