© Ambiências

Foto capa
JMG_1313
JMG_1318
JMG_1327
JMG_1333
JMG_1334
JMG_1356
JMG_1395
JMG_1414
JMG_1438

APARTAMENTO_ JF

Residencial Talismã | Santa Maria/RS

Nesse projeto de arquitetura de interiores, tivemos a oportunidade de transformar uma sala de estar integrada, contando um pouco da história de um casal, e de uma família, que valoriza muito as suas raízes e suas vivências no campo.

Apesar de ampla, a sala de estar de 62 m² precisava contemplar usos distintos: sala de jantar, estar TV com parte dos móveis já adquiridos, estar social com piano, hall de entrada e escritório integrado com bancada existente e confeccionada pelo próprio cliente em sua fazenda.

Trazer as referências da vivência no campo para a morada urbana foram algumas das solicitações do casal, que vinha há algum tempo buscando uma solução para esse ambiente. Uma vez que o apartamento se tornou a segunda casa da família, desde que as filhas foram aprovadas no processo seletivo da UFSM, era importante que este imóvel viesse a se tornar um novo lar, e que trouxesse um pouco do ar e aconchego da morada do campo. Pensando nisso, já vinham armazenando cortes de madeira provenientes da queda de árvores centenárias em sua fazenda.

Outro importante condicionante que orientou as decisões projetuais adotadas nessa ambientação residencial, corresponde ao forro de gesso com sancas que já existia no apartamento quando o casal adquiriu o imóvel. Da mesma forma, outros móveis como rack para TV e poltronas de madeira Sierra foram adaptados para compor a nova ambientação.

O layout de distribuição da planta foi elaborado a partir do estudo do forro de gesso existente, além de todos os condicionantes que precisávamos considerar, como os diferentes usos, móveis e equipamentos existentes.

Definidos os micro ambientes e como se daria a integração entre eles, a madeira proveniente da fazenda passou a ser o fio condutor que conecta todos os ambientes.

Através de diferentes usos, ora como estrutura e divisória funcional entre estar TV e escritório, ora como painel vazado com espelho revestindo as paredes do estar social do piano, ou demarcando o hall de entrada, a madeira tornou-se o elemento de união e de referencial da vida no campo.

A bancada de trabalho confeccionada artesanalmente pelo cliente para a área reservada ao escritório, integrou-se perfeitamente ao ambiente, conectado-se ao todo pela madeira como seu elemento construtivo.

Na formação de um novo lar, os objetos trazidos por cada integrante da família para trazer aconchego, familiaridade e conforto, são os pontos chave nesse trabalho que apenas começamos, mas que será continuado pela família na medida em que colocarem um pouquinho de cada um na nova morada, que assim vai se tornando o novo lar.

Ter o retorno da família 100% satisfeita com o nosso trabalho, nos dá a certeza do trabalho bem conduzido, além de muita alegria em perceber que suas expectativas foram superadas!

Categoria:

Projetos, Residencial

Ano do projeto:

Primeiro semestre/2014

Data de conclusão

1 de novembro de 2014