© Ambiências
O cenário inicial: uma casa cheia de memórias, afeto e com os traços neoclássicos de uma construção característica do início do século XX.
O desafio lançado: revitalizar fachadas, substituir esquadrias, adequar acessos, sistemas de segurança, e adaptar os espaços internos da antiga residência da avó da cliente em um escritório contemporâneo de advocacia.
O programa de necessidades: recepção, três salas de escritórios, espera/estar social, dois lavabos, copa/cozinha e almoxarifado.
Tendo como premissa toda a história e simbolismo do lugar não apenas para a cliente que teve sua infância gravada nesses espaços, mas também para a cidade, considerando que a cada dia que passa vemos mais patrimônios como esse sendo destruídos para dar espaço a prédios totalmente descontextualizados de seu entorno, a proposta de trabalho baseou-se na interferência mínima à construção original.
Na fachada a intenção foi destacar as molduras originais das aberturas em contraste com um tom mais escuro nos panos lisos das paredes. As esquadrias de madeira que já não apresentavam bom desempenho, foram substituídas por esquadrias de PVC brancas, integrando-se as molduras externas e qualificando o conforto térmico e acústico na área interna da casa. Além de viabilizar a instalação de grades e sistema de segurança. A porta do acesso principal tem três opções de fechamento: uma folha externa em madeira, um fechamento pantográfico embutido e ainda uma porta de vidro interna, que permite a visualização externa em horário de atendimento ao público.
Os pórticos de acesso em estrutura metálica e formas rígidas, correspondem aos novos elementos inseridos no conjunto, evidenciando os traços contemporâneos do período da intervenção realizada em contraste com a riqueza de detalhes do prédio neoclássico.
A construção de uma rampa lateral, voltada para o pátio interno, garante a acessibilidade a casa. Da mesma forma, o passeio público também foi adequado de acordo com as normas municpais e ABNT.
Internamente foram mantidas as divisões originais, adequando-se apenas dimensões de aberturas e substituindo instalações elétricas e hidráulicas. Dada a necessidade de remoção do piso original e revestimentos de banheiros, as escolhas dos novos materiais inseridos seguiram o mesmo conceito da intervenção externa de contrastar o novo com o antigo, sempre que as substituições se fizeram necessárias.
Respeito a história, valorização do lugar e das memórias, integração entre passado e presente, inovações que marcam um tempo – conjunto de valores que definiram essa peculiar ambiência de trabalho.