© Ambiências

01
02
02a
04
05
06
07
11
12
13
14
15
16
17
00_Foto capa projeto HOME_800x545

ITAIMBÉ PALACE HOTEL

Itaimbé Palace Hotel_Revitalização interna | Santa Maria/RS

Como importante referencial para a cidade de Santa Maria, o Itaimbé Palace Hotel, ao longo dos anos, veio perdendo parte do brilho que já havia conquistado pela falta de manutenção e modernização de suas instalações. Em maio de 2002, a empresa Hotéis Pampeano, do Grupo Obino, com sede em Bagé, assumiu o controle acionário e vem, desde então, trabalhando na recuperação da estrutura e da imagem desse patrimônio.

A nível emergencial, muitos reparos foram necessários para reativar todos os serviços, incluindo a liberação de várias unidades habitacionais (UHs) que se encontravam interditadas. Ao longo desses dez anos, foram recuperadas 85% das suas unidades habitacionais, parte da instalação hidráulica foi substituída, novos elevadores foram adquiridos, assim como todos os equipamentos de lavanderia, sistema de climatização das áreas sociais e do centro de eventos, construção da rampa de acesso aos portadores de necessidades especiais, entre outras benfeitorias.

A partir de 2008, ano em que o escritório Ambiências passou a ser responsável pelo planejamento de recuperação do complexo hoteleiro, uma série de diretrizes foram lançadas para dar início ao projeto de revitalização de todo o conjunto. O projeto incluía as áreas de convívio comum do hotel, internas e externas, área administrativa e circulações do centro de eventos, contemplando revisão de instalações elétricas, lógica, internet, adequação de sistema de segurança, projeto luminotécnico, adequações e proposta de sinalização interna e sistema de prevenção contra incêndio.

Esse processo exigiu inicialmente uma revisão da impermeabilização das coberturas e calhas dos telhados, uma vez que o problema de infiltração era constante e bastante grave, impossibilitando a readequação dos ambientes internos. Alguns reforços estruturais também foram necessários, com a supervisão do engenheiro Paulo Sarkis, responsável pelo projeto estrutural original.

Para a elaboração do projeto de arquitetura de interiores, foi desenvolvido um extenso levantamento dos problemas e deficiências encontrados no prédio. Desta forma, observou-se que uma das necessidades de readequação mais urgentes era decorrente da inexistência de tubulações para passagem de fiação das instalações de lógica, internet e TV a cabo no interior do prédio. Obviamente, considerando a data de construção do conjunto do Itaimbé Palace Hotel, que tem como registro de inauguração o ano de 1977, é perfeitamente compreensível a falta de previsão dessas instalações que só surgiram muitos anos depois.

O mesmo problema foi detectado no mobiliário existente, principalmente no setor administrativo. Equipamentos básicos para atender os serviços do hotel, como computadores, impressoras e máquinas de cartões de crédito, foram inseridos de maneira improvisada e inadequada, em função dos móveis da época não preverem esse tipo de uso.

Conceitualmente, o projeto de revitalização do complexo hoteleiro, foi baseado na análise da relação do hotel com o Parque Itaimbé, bem como na intenção de criar ambiências atemporais, respeitando sempre as características originais do conjunto. Essas
referências passam a ser percebidas tanto através da rusticidade dos materiais utilizados como na proposta formal e na escolha das cores neutras.

No estar social, o piso elevado de madeira foi a opção encontrada para trocar o carpete existente por tábuas de assoalho, evitando um possível desnivelamento do novo piso em relação ao piso de mármore do corredor. Dada a dimensão deste ambiente, aproximadamente, 90 m², e a diversidade de público que transita diariamente nos espaços de convívio do hotel, a concepção desse living teve como foco principal a criação de diferentes ambiências de estar, que proporcionassem um espaço mais convidativo e contemplativo.

Com essa intenção, foram criados uma série de painéis produzidos pelo artista plástico santamariense Juliano Lopes, que evidenciam a importante relação entre o hotel, o parque e a cidade. A obra de arte exposta nesse ambiente, autoria do mesmo artista, consiste em uma homenagem a cidade de Santa Maria através da representação figurativa de sua imagem.

A relação com o pré-existente é evidenciada em vários momentos do projeto através do aproveitamento de algumas das estruturas existentes, ao mesmo tempo em que foram inseridos novos elementos para resolver os problemas funcionais e operacionais.

Na recepção, foi mantida a base original do balcão de atendimento, sendo introduzido um novo corpo de armário com adaptações para cabeamento interno de todos os equipamentos necessários ao serviço de atendimento aos clientes. Os símbolos em cobre que recobriam o balcão, foram recuperados e distribuídos nas áreas de recepção de hóspedes e de eventos.

A pele de vidro ao fundo da nova estrutura, recebeu também a aplicação de um painel, desta vez, fazendo referência ao prédio do Itaimbé, como ícone que já faz parte da história de Santa Maria e do inconsciente de seus habitantes.

Ao longo do corredor que dá acesso as unidades habitacionais, serviços e centro de eventos do hotel, a idéia consistiu em criar uma espécie de máscara que renova o espaço com uma série de painéis dos pontos turísticos da cidade, ao mesmo tempo que mantem evidente a parede original com seu característico rodapé de mármore.

 

Categoria:

Hotelaria, Projetos

Ano do projeto:

20 de janeiro de 2009

Data de conclusão

4 de dezembro de 2009