© Ambiências

_DSC6108-1
5D3_3093bb
P1040264
P1040262
P1040266
Imagem 068
P1040263
Imagem 077
estar_acesso cyber
Imagem 088

HOTEL OBINO

Hotel Obino_Revitalização interna | Bagé/RS

Para elaborar a proposta de intervenção no andar da sobreloja do OBINO HOTEL, da cidade de Bagé, foram considerados vários condicionantes referentes tanto ao prédio, sua estrutura e tipologia, quanto ao entorno no qual se insere. Construído na década de 1970, esse prédio modernista se impõe como um dos principais ícones da cidade, num entorno marcado por edificações que, em sua grande maioria, tem influência neoclássica. Avaliando essas questões, o conceito desenvolvido para lançar o projeto partiu justamente da intenção de demonstrar a relação do edifício com a rua, o entorno circundante, a cidade, a cultura. Essa relação se evidencia na intervenção através dos painéis criados pelo artista visual Juliano Lopes que, através de seu trabalho, conseguiu traduzir em imagens todos os elementos abordados na concepção do projeto, valorizando elementos culturais e tradicionais da região. Dessa forma, ao mesmo tempo em que se mantém uma relação clara com o preexistente, a intervenção se evidencia através da contraposição dos novos materiais inseridos, bem como pela nova ambientação dos espaços de convívio comum do hotel.

Com uma área de, aproximadamente, 220 m², o andar da sobreloja era originalmente constituído de uma sala de reuniões, estar social, hall de elevadores, salão do café, cozinha, circulação e elevador de serviço. A requisição da cliente e proprietária, Sra. Vorgia Obino, era a de aumentar a capacidade do salão do café que, até então, acomodava no máximo 47 pessoas, além de criar um espaço de cyber-café para oferecer acesso à internet aos hóspedes, construir um banheiro para uso exclusivo de Portadores de Necessidades Especiais (PNE), e renovar o estar social, separando-o da circulação. Desta forma, a proposta inicial foi de demolir os banheiros existentes para possibilitar a ampliação do salão do café, construindo novos sanitários (feminino, masculino e PNE) próximos ao cyber-café, no espaço anteriormente utilizado como sala de reuniões.

Para demarcar o ambiente do estar social foi proposto um pórtico estruturado em gesso que separa o estar da circulação, conduzindo os hóspedes do hall dos elevadores para o salão do café, sanitários e café. A partir desse pórtico é estruturada uma coluna que sustenta o suporte da TV, mesmo ponto no qual são fixados panos de vidro que, posteriormente, receberam parte da sinalização dos ambientes.

Este projeto realizado em 2008, consistiu no primeiro trabalho da Ambiências para o setor hoteleiro. Avaliando seus resultados 1 década após sua conclusão, os resultados são extremamente positivos, considerando que atendeu as necessidades e expectativas dos clientes quanto ao retorno do investimento, e continua sendo funcional e ainda atendendo novas demandas de eventos que passaram a ser sediadas no andar da sobreloja.

Categoria:

Hotelaria, Projetos

Ano do projeto:

Primeiro semestre/2008

Data de conclusão

8 de dezembro de 2008