© Ambiências

RECUPERAÇÕES

Acompanhe o processo de revitalização de objetos e móveis que ajudam a contar a história dos lugares, das empresas, das casas.

A IMPORTÂNCIA DOS OBJETOS E MÓVEIS ANTIGOS EM ARQUITETURA DE INTERIORES

Móveis antigos, objetos que se tornam referência, símbolos que marcam um período ou uma geração inteira, são elementos que merecem todo o cuidado e consideração em um projeto de arquitetura de interiores. Ou, pelo menos é assim que nós da Ambiências, acreditamos ser um caminho com mais significado e relevância para a recriação de ambientes.

Uma vez que, peças como essas nos ajudam a conhecer as histórias dos lugares e se tornam referências para a conceituação dos projetos.

Sempre que temos a oportunidade de reutilizar ou reaproveitar peças preexistentes de clientes, fazemos questão de integrá-las ao processo de transformação dos ambientes.

Além do valor afetivo e simbólico, reutilizar é uma questão de consciência coletiva pela preservação do nosso ecossistema, das nossas florestas, do ar que respiramos!

Dentre diversas recuperações realizadas nesses 10 anos de atuação, destacamos algumas aqui, que com suas especificidades, renderam bons resultados.

Antes e depois 03

Expositores – Itaimbé Palace Hotel

Uma marca registrada dos corredores do Itaimbé, os expositores sempre foram muito utilizados por empresas locais para expor seus produtos, uma vez que a circulação de pessoas nessas circulações é bastante intensa.

Considerando a importância dessas estruturas, elas foram totalmente aproveitadas, recebendo uma nova capa de acabamento em MDF, e com iluminação apropriada.  

Balcão recepção – Itaimbé Palace Hotel

A estrutura original do balcão da recepção do hotel, construída com pés, base inferior e superior em concreto, já não comportava em seus nichos os equipamentos necessários para o atendimento ao público, como CPU, impressoras de diferentes modelos e tamanhos, tarifadores, monitores de segurança. Além de não prever aberturas e espaço apropriado para a passagem de cabeamentos de lógica e de todos os equipamentos necessários.

Dessa forma, a base superior de concreto foi demolida, assim como o revestimento em madeira, para que fosse possível instalar uma nova estrutura em MDF sobre a base inferior que permaneceu a mesma. Passagens para a fiação foram adaptadas, assim como painéis de acesso para a manutenção de todos os cabeamentos.

Antes e depois 00

Símbolos em cobre – Itaimbé Palace Hotel

Os símbolos em placas de cobre, com a marca do Itaimbé Palace Hotel, que se encontravam bastante desgastados com a ação do tempo e atrito direto das pessoas que se aproximavam do balcão no momento do check-in e check-out, foram todos recuperados e distribuídos em áreas especiais do pavimento térreo.

Como referência ao balcão original, foram mantidas duas peças dos símbolos envolvidas por uma caixa de mármore nobre, como forma de valorização à estrutura original e também com a função de proteção, uma vez que o afastamento da caixa impede o contato direto das pessoas que se aproximam do balcão para atendimento.

O símbolo maior, também em cobre, aplicado originalmente sobre uma chapa de madeira no corredor ao lado da recepção, recebeu tratamento adequado para recuperar seus amassados e brilho, e foi reinstalado na área mais especial do estar social sobre a lareira. Após concluída a obra de revitalização interna do hotel, essa área se tornou especial também para o público que por ali circula, tanto em eventos quanto para hóspedes, transformando-se no ponto preferido pelas pessoas para registrar a passagem pelo Palace.